top of page

CORONA VÍRUS: saiba como ficará a leitura dos medidores de energia durante a quarentena


Com o objetivo conter o avanço do novo coronavírus, as distribuidoras de energia elétrica vêm disponibilizando soluções que garantem a segurança da população e também de seus colaboradores durante a pandemia. A COPEL (Companhia Paranaense de Energia) adotou uma das medidas determinadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que facilita a leitura dos medidores do consumo de energia em tempos de prevenção.

Para as residências que contam com os medidores localizados no ambiente externo, a leitura continuará sendo feita pelos funcionários normalmente. Porém para os medidores localizados internamente, o proprietário poderá decidir se permitirá ou não a entrada dos funcionários, além de ter a opção de fazer a leitura por conta própria.

Para a realização da chamada autoleitura, os seguintes procedimentos devem ser seguidos:


  1. Existem três tipos de medidores: os de ponteiro, os ciclométricos e os digitais. O primeiro tipo é composto por quatro ou cinco círculos, verifique e anote na ordem os números que cada um deles marcam (se o ponteiro estiver entre dois números, prevalecerá sempre o menor número). Para os medidores ciclométricos e digitais, basta anotar os números que são exibidos.

  2. Para enviar a autoleitura realizada à distribuidora são disponibilizados os seguintes canais: o aplicativo Copel Mobile, o site www.copel.com e o número 0800 51 00 116.


É importante que esses dados sejam enviados de 3 a 5 dias úteis antes da próxima leitura - a data pode ser encontrada na sua conta de luz.

Há também a opção de as cobranças mensais durante a quarentena serem feitas pela média de consumo dos últimos 12 meses, sendo eventuais diferenças descontadas após a realização da próxima leitura.


Fonte: Copel (Companhia Paranaense de Energia) Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)

bottom of page