top of page

O que consta em um projeto de instalação elétrica ?

Você que está lendo este texto (seja lá onde estiver), certamente está usando um equipamento dependente da energia elétrica, correto? A energia elétrica é assim, alimenta computadores, celulares, centrais telefônicas, sistemas de iluminação e bombeamento de água, e nós sequer damos conta da sua existência em nosso dia a dia.

A não ser que a iluminação comece a “oscilar”, nossos equipamentos comecem a “queimar"e os disjuntores comecem a “desligar". Aí percebemos a sua importância e buscamos as causas e soluções para esses problemas.


Um projeto de instalação elétrica seguro e confiável deve seguir as normas brasileiras para a sua execução, a saber: NBR - 5410/2004 para instalações de baixa tensão, NBR 14039/2005 para instalações de alta tensão, entre outras. Nele, devem estar contidos uma série de documentos como:


Desenhos: que contém os pontos elétricos e suas interligações em planta baixa, o diagrama unifilar, entre outros detalhes exclusivos.


Memorial Descritivo: neste, o projeto é detalhado em sua lista de documentos, normas técnicas, considerações sobre os equipamentos a serem conectados na instalação em questão, além dos cuidados que o construtor deverá tomar na execução física do projeto.


Memoriais de Cálculo: contém os sistemas de aterramento, a necessidade da instalação de um SPDA, critérios de condução de corrente, queda de tensão, etc.

     

A documentação técnica é de suma importância pois, com ela, tem-se uma visão de todo o sistema elétrico, sabendo as suas possibilidades e a sua limitação. Também possui grande valor para os técnicos que dão suporte e manutenção nas instalações, garantindo informação valiosa para pessoas que não participaram do processo de construção.


Em resumo, a instalação elétrica é um “organismo vivo” que precisa de um acompanhamento direto de um técnico em seu crescimento e transformação, ressaltando ainda mais a importância da elaboração de projetos elétricos seja qual for o empreendimento.

bottom of page